Albufeira avança com o programa de habitação 1º Direito num investimento de 18 milhões

A Câmara Municipal de Albufeira e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram o Acordo de Colaboração.

Na passada terça-feira, dia 28 de dezembro, realizou-se a cerimónia de homologação do acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Albufeira e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), avança em publicação o site do município. O protocolo tem como objetivo permitir o acesso ao financiamento do 1º Direito, programa de apoio à habitação.

Este acordo que assegura dar resposta a famílias financeiramente carenciadas a viver em condições menos dignas tem um investimento global de cerca de 18 milhões e 55 mil euros. A cerimónia contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho e da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves. Isabel Dias, presidente do Conselho Diretivo do IHRU também esteve presente na cerimónia que decorreu em formato digital.

Segundo a Câmara Municipal de Albufeira, a resposta habitacional do município assenta em três vertentes, por um lado a renda apoiada que abrange 111 habitações destinadas a agregados familiares carenciados que vivam em imóveis sem condições. Por outro lado, a renda convencionada a 47 habitações, que se destinam a famílias cuja taxa de esforço se situa entre os 15% e os 45% e por último, o subsídio de arrendamento que é atribuído a 292 famílias apoiadas no pagamento de renda do imóvel, cujo valor anual de subsídios atinge os 800 mil euros.

Foram identificados no município 170 agregados familiares cuja resposta passará pela construção de habitação e outros 27 que poderão ver a melhoria das suas condições de habitação através da reabilitação dos imóveis.

De acordo com José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “Temos delineado uma Estratégia Local de Habitação do Município para solucionar a problemática da carência de habitação que Albufeira apresenta já há alguns anos. Somos um concelho jovem, que garante e promove emprego. Além disso, temos muitas unidades hoteleiras que necessitam de mão-de- obra para desenvolver a sua atividade. O tema da habitação condigna no concelho assume hoje uma preocupação na estratégia global do Município, não só pelo crescente número de pessoas e agregados financeiramente carenciados e a viver em habitações sem condições, mas também pelo número significativo de agregados familiares que, não vivendo em condições indignas nem sendo financeiramente carenciados, não conseguem fazer face ao valor das rendas praticadas no mercado de arrendamento”.