Napolitana adquirida por consórcio internacional de investidores

O Antigo complexo industrial tem um valor total de investimento superior a 50 milhões de euros, incluindo aquisição e obra.

Os edifícios da Napolitana, antiga fábrica de massas, localizados em Alcântara, Lisboa, foram adquiridos ao Grupo Auchan por um consórcio internacional de investidores constituído pelas empresas RFR Holding LLC / CGC / Artemis Education.

A consultora internacional Athena Advisers mediou a transação e representou os compradores na sua primeira aquisição em Portugal.  O complexo industrial foi construído em 1908 no quarteirão formado pela Rua de Maria Holstein, Rua da Cozinha Económica e Travessa de Teixeira Júnior. A fábrica foi adquirida em 1926, pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias, mantendo-se em atividade até 1970.  O projeto mantém-se até hoje como uma referência da arquitetura industrial portuguesa do início do século XX na cidade de Lisboa.

A RFR é uma das maiores empresas norte-americanas de investimento, promoção e gestão de imobiliário comercial e residencial, com sede em Nova Iorque, e a CGC é uma empresa global de referência na área de investimento e promoção imobiliária.

Está prevista a abertura de uma escola internacional nas instalações da antiga unidade industrial, a primeira em Lisboa do Artemis Education Group, que se dedica ao desenvolvimento de novos projetos escolares em todo o mundo.

O novo inquilino com um contrato de arrendamento de longa duração, estabelece-se em Portugal por intermédio do seu relacionamento com a CGC, a qual contou com o apoio da Athena Advisers na negociação e facilitação do processo.

O projeto para a instalação da escola prevê manter o conjunto de quatro edifícios que compõem o antigo complexo fabril, com uma área total de 12.000 m², e a preservação das fachadas originais, representantes únicos da arquitetura industrial portuguesa do início do século XX.  O interior dos imóveis será integralmente renovado e o projeto contempla a construção de um novo edifício.

David Moura-George, diretor da Athena Advisers em Portugal sanleinta que “Estamos muito satisfeitos com a conclusão deste negócio. Além de termos conseguido o primeiro investimento em Portugal de conceituadas empresas imobiliárias mundiais, esta operação trouxe para um local emblemático um inquilino de referência que irá permitir não só reabilitar o edificado preservando o seu legado histórico e arquitetónico, mas também valorizar esta zona. Uma escola internacional trará nova vida a uma área em plena revitalização.”

A Athena Advisers é uma empresa internacional fundada há 19 anos e opera nos setores residencial e comercial nas localizações mais prime de França, Brasil, Reino Unido, Espanha e Portugal. Em Portugal há cinco anos, a empresa tem vindo a deixar a sua marca em diversos projetos de imobiliário comercial e residencial por todo o país. A Athena Advisers detém uma significativa carteira de imóveis residenciais em comercialização no segmento prime, nomeadamente em Lisboa, ajudando investidores estrangeiros a comprar em Portugal, mas também portugueses a investir no estrangeiro.