A destacar na última semana o anúncio do Grupo Trofa Saúde de um investimento de 50 milhões de euros num novo hospital em Penafiel, no Porto.

Os maiores investimentos e principais destaques da última semana no mercado imobiliário.

Logo no início do mês marcado pela chegada da primavera no calendário, o mercado imobiliário sentiu-se vigoroso e expressivo, apesar do frio. Esta primeira semana do mês é a transição do mês que celebrou o Carnaval para o mês que, com a chegada da nova estação, simboliza a renovação e os novos ciclos. O setor imobiliário acompanhou a tendência nestes últimos dias, com destaque para novos começos e muitas transações e investimentos.

Para começo da semana, veio a público o investimento de 6 milhões de euros na criação de um complexo de enoturismo em Viana do Castelo. O investimento diz respeito à instalação de um empreendimento no Solar da Videira e Solar de Louredo, de forma a reconverter os mesmos em edifícios destinados à produção de vinhos.

Entretanto, a SLM Partners adquiriu duas propriedades agrícolas no Alentejo. Os ativos representam uma propriedade agrícola de 121 hectares, localizada em Odivelas, Ferreira do Alentejo, e uma outra propriedade de 142 hectares, situada em Montoito, no Redondo.  O valor de investimento da operação não foi revelado.

Logo de seguida, o Grupo Trofa Saúde anunciou que vai investir 50 milhões de euros num novo hospital em Penafiel, no distrito do Porto. A nova unidade com abertura prevista para maio de 2025, será construída de raiz e situa-se nas proximidades do Hospital Padre Américo.

Março começa com a abertura de uma loja Aldi em Vila Nova da Telha. O novo espaço no concelho da Maia, com uma área de vendas de 1.040 m2, eleva o número de lojas do retalhista alimentar para 126 a nível nacional.

Soube-se, entretanto, que o antigo e histórico Convento da Luz, localizado em Rio Moinhos, no concelho de Borba, vai ser reabilitado. O ativo será a nova morada de um empreendimento turístico premium, que engloba a instalação de um Hotel de cinco estrelas e unidades turísticas

Também a Mercan Properties anunciou o investimento de 18,2 milhões de euros na construção de um Hotel no litoral alentejano, em Santiago do Cacém. O Hotel localizado na praia da Costa de Santo André deverá abrir portas no verão de 2024. O projeto de quatro estrelas, encontra-se situado a 300 metros da praia e totaliza uma área bruta de construção de cerca de 2600 m2.

Por último, a promotora Norte-americana Highgate vai entrar em Portugal, com o lançamento de uma nova empresa, a HG Portugal. A promotora vai gerir 18 hotéis que integravam o Projeto Crow e que operam com as marcas dos grupos Hilton e IHG.