A destacar na última semana o anúncio da Kronos Real Estate Grupo com a expansão do seu portefólio em Portugal.

Os maiores investimentos e principais destaques da última semana no mercado imobiliário.

Na passada semana, os dias foram de alguns anúncios sobre novos investimentos, mas maioritariamente se dedicaram à apresentação de estudos e estatísticas de algumas empresas do mercado imobiliário. Entre balanços de 2022 e perspetivas e análises para 2023, assim terminou janeiro e se deu início ao mês de fevereiro. No entanto, o setor trouxe algumas novidades de grande relevância.

No último dia de janeiro, veio a público que foi transacionada a antiga sede de uma farmacêutica alemã reconhecida, em Carnaxide, a um family office nacional. O edifício “stand-alone” possui 5.600 m2, com proximidade a várias sedes de entidades internacionais, e também do centro comercial ALEGRO. O valor do investimento não foi divulgado.

Entretanto, com o mês de fevereiro a iniciar, a Kronos Real Estate Grupo, anunciou a expansão do seu portefólio em Portugal, sendo que os ativos incluem cerca de 750 propriedades já edificadas e 425 unidades a serem desenvolvidas. O negócio representa um potencial de mais de 1.000 milhões de euros em vendas de propriedades.  Através de uma nova aquisição significativa, a Kronos Real Estate Group posiciona-se como um dos principais gestores de resorts e promotores imobiliários em Portugal, que vai passar a gerir e operar uma carteira de 14 projetos.

De seguida, a Empresa portuguesa Inipol adquiriu uma unidade industrial na Marinha Grande, com cerca de 10.000 m2, à Caixa Geral de Depósitos.  O imóvel transacionado é composto por duas naves com cave, que englobam dois armazéns, sendo que uma delas possui ainda espaços dedicados à fabricação e serviços administrativos. A unidade industrial está desocupada há aproximadamente 10 anos e o novo proprietário vai proceder à reabilitação do imóvel. O valor de investimento não foi revelado.

Por último, surgiu o anúncio de 47 milhões de euros investidos em empreendimento turístico para seniores em Vilamoura. Domaine de Vilamoura está integrado num grande projeto de requalificação urbana de uso misto que incluirá edifícios residenciais, alojamento turístico, compras e lazer. O empreendimento conta com uma área de cerca de 13.000 m² e o edifício de apartamentos turísticos vai ter 159 apartamentos. O novo empreendimento, situado em Vilamoura, é resultado de uma parceria entre a Nexity Portugal, o Grupo AEGIDE e a Perial ASSET Management.