A destacar na última semana o anúncio da empresa promotora Carvoeiro Branco que vai investir 132 milhões de euros em sete novos projetos no Algarve

Os maiores investimentos e principais destaques da última semana no mercado imobiliário.

Nem os últimos dias mais frios fizeram arrefecer o mercado imobiliário no país. Um pouco de norte a sul, foram finalizadas algumas transações e vários investimentos. Na passada semana, surgiram anúncios de destaque na maioria dos segmentos do setor.

A segunda-feira foi um dia repleto de novidades, para começar a semana veio a público que a M7 Real Estate vendeu o edifício Forte 9 à Lusoproa. As antigas instalações da Cervejaria Lusitânia funcionavam no imóvel. Com licenciamento aprovado, o edifício Forte 9, localizado em Carnaxide, Oeiras, será totalmente destinado a serviços, totalizando cerca de 3.500 metros quadrados de ABC (Área Bruta de Construção). O valor da transação não revelado.

De seguida, a Mota-Engil avança com um investimento de 70 milhões num projeto residencial no Porto. O AURIOS, o novo empreendimento de luxo é constituído por 26 moradias, 22 apartamentos e está situado junto à margem do rio Douro, na Quinta da China. Com uma área de 15.583 m2, a construção do AURIOS será concluída no primeiro trimestre de 2025. A EMERGE – Mota-Engil Real Estate Developers acabou de iniciar a pré-venda do AURIOS.

Entretanto, a Vanguard Properties adquiriu 50% da ECOSTEEL num investimento de 30 milhões. O investimento permitirá a criação de uma nova unidade industrial de produção de madeira laminada cruzada destinada à construção de edifícios em altura.

Por último, promotores belgas anunciaram um investimento 70 milhões de euros no projeto Arcoverde – new urban living. A Krest Real Estate investments e a Revive, anunciaram a sua primeira parceria em Portugal, o empreendimento localiza-se numa área em reabilitação no município de Oeiras.

Na quarta-feira, a CUF informou que vai abrir uma clínica em Leiria fruto de um investimento de oito milhões de euros. A mais recente unidade da rede CUF está localizada numa área superior a 1.300 metros quadrados, na Urbanização da Quinta da Malta. Está ainda prevista a construção de um hospital que representará um investimento de 50 milhões de euros.

Logo depois se soube que a empresa promotora Carvoeiro Branco vai investir 132 milhões de euros em sete novos projetos no Algarve. A Carvoeiro Branco, liderada pelo empresário Erik de Vlieger, vai lançar os projetos no concelho de Lagoa, no Algarve, num investimento estimado em 131,9 milhões de euros. A promotora é acionista minoritária do Grupo Carvoeiro Clube.

Para fechar a semana, veio também a público que a Galp muda a sede para o ALLO – Alcântara Lisbon Offices. A petrolífera vai trocar a sua sede, movendo-se das Torres de Lisboa para o ALLO – Alcântara Lisbon Office. A mudança de sede deverá ocorrer no final do ano e a renda do novo espaço alcança os cinco milhões de euros por ano.