Consórcio de empresas portuguesas adquirem edifício da SUMOL+COMPAL

O edifício foi a instalação fabril para a produção e comercialização da marca SUMOL.

O grupo Rolear e a Metalofarense compraram, numa operação conjunta, o edifício da SUMOL+COMPAL em Faro, localizado na EN 125. A venda foi assessorada pela consultora imobiliária internacional Savills, não tendo sido revelado o valor de investimento.

O edifício foi a instalação fabril para a produção e comercialização da marca SUMOL e, posteriormente, de outras bebidas. Com a compra do imóvel, o consórcio de empresas pretende potenciar a dinamização das suas marcas e aumentar as respetivas capacidades de armazenagem, a proximidade com os seus clientes e o portfólio de oferta de produtos.

A atividade fabril no edifício cessou em final de 1995, tendo a instalação passado a ser utilizada como centro regional de armazenagem e distribuição do portfólio de bebidas. O imóvel é composto por um bloco principal, com uma área destinada a escritórios, zonas técnicas e de apoio à atividade fabril e logística. Devido ao crescimento da oferta de produtos, procedeu-se a uma ampliação das instalações, com novas áreas para armazenagem. Atualmente, pode contar-se com uma área total de armazéns de 7.753,66 m2, uma área total de escritórios de 2.221,00 m2 e uma área total de logradouro de 10.474,00 m2.

Este imóvel tornou-se emblemático em 1968, com a constituição das empresas engarrafadoras da SUMOL, sendo a instalação fabril de uma marca com elevado reconhecimento a nível nacional, e que mantém uma forte e distinta presença no mercado português até aos dias de hoje, conquistando também o reconhecimento internacional com a presença em vários mercados além-fronteiras.

De acordo com Amélia Eusébio, administradora da SUMOL+COMPAL, “A SUMOL+COMPAL congratula-se com a alienação deste imóvel a duas prestigiadas empresas algarvias e reconhece o profissionalismo da Savills na identificação e desenvolvimento dos contactos que permitiram concluir a transação”.

Com sede em Faro, o Grupo Rolear teve origem no ano de 1979, inicialmente direcionado para as áreas de eletricidade, eletromecânica e bombagem, quer na comercialização por grosso, quer na realização de infraestruturas.

Segundo Parreira Afonso, administrador da Rolear, “A abrangência do leque de produtos e serviços da Rolear, desde a área energética, à construção civil, infraestruturas de águas e de saneamento, bem como a sua abrangência nacional, forçou a que, para uma resposta de qualidade face às diferentes solicitações, se procurasse um espaço logístico na área da sede, bem localizado, com bons acessos, bem visível, de dimensões assinaláveis, mas necessárias. A estes requisitos importantes juntou a faceta peculiar de ser um edifício-emblema da produção industrial do Algarve”. O responsável acrescenta ainda“Contamos que a nova unidade venha proporcionar incremento geral dos negócios, fortalecendo as nossas empresas e contribuindo para o desenvolvimento da região”.

Fundada em 1958, a empresa Metalofarense tem sido um participante ativo no desenvolvimento da região, com um papel de destaque no setor de produtos siderúrgicos e materiais de construção.

Segundo Luís Afonso, administrador da Metalofarense, esta “Trata-se de uma aquisição importante para o desenvolvimento da empresa, também relevante por ser uma edificação icónica do concelho de Faro e até do Algarve, e ainda por ter sido levada a cabo por duas empresas da região. O fundador da Sumol, também ele algarvio, teria ficado satisfeito com esta faceta do negócio”. O responsável salienta “Trata-se, pois, de mais um passo no crescimento da nossa atividade, acompanhando o desenvolvimento e o progresso da Região Algarvia”.

Luís Rocha, Industrial & Logistics Consultant da Savills Portugal, refere que “Apraz-nos assessorar reconhecidas marcas, como a SUMOL+COMPAL, a implementar as suas estratégias de Real Estate, que, neste caso, nos confiou a comercialização do seu ativo imobiliário, outrora vital no desenvolvimento do seu negócio e que, agora, terá um renovado papel de relevo na estratégia de crescimento da Metalofarense e do Grupo Rolear”.

A Savills Portugal é uma consultora imobiliária com uma rede internacional que conta com mais de 39.000 profissionais. Com um total de 600 escritórios e com presença significativa na Europa, Ásia Pacifico, África, América e Médio Oriente. Desde janeiro de 2018 em Portugal, através da aquisição da Aguirre Newman, a consultora presta serviços de assessoria a clientes de renome nacional e internacional.