40% dos senhorios em Lisboa registam rendas em atraso

O resultado de um inquérito feito pela Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) revela que quase 40% dos senhorios de Lisboa, onde os preços com a habitação são mais elevados, registam rendas em atraso. Valores que se refletem, acima de tudo, no cenário de pandemia que atravessamos tendo por consequência o esforço financeiro de muitas famílias.

Segundo o barómetro “Confiança dos Proprietários” da ALP, 38,7% dos senhorios em Lisboa dizem ter rendas em atraso (habitacionais e não habitacionais). Desta percentagem, mais de um terço (36,5%) acumula perdas de três a seis meses de rendas, enquanto outro terço (33,9%) acumula entre duas e três rendas em falta. Dos inquiridos, 18,3% tem mais de meio ano de rendas por receber.

Numa amostra de 300 proprietários inquiridos, o relatório revela que, mesmo com a crise da Covid-19, 65% dos proprietários não têm intenção de avançar com processos de despejo, por um lado por compreensão para com a situação social e económica e por outro devido à morosidade da justiça.

Dos senhorios, 77,3% vão continuar no mercado de arrendamento e não pretendem mexer nos valores das rendas, 10% admitem diminuir os preços a cobrar, enquanto 12% ponderam aumentá-los.